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Maestro do Canão – Sabotage/ Sabota



Mauro Matheus dos Santos nasceu em três de abril de 1973, na zona sul de São Paulo, ficou popularmente conhecido como Sabotage, ganhou esse apelido por sua facilidade em burlar as leis e regras.
Sabotage também fez história no mundo do crime, durante a adolescência  ficou internado na Febem por trafico de drogas,  foi indiciado por porte de arma e montou uma boca de fumo em conjunto de amigos essa que desencadeou uma guerra de facções por disputa de trafico na região, porém depois da maioridade não chegou a ser preso.

Encontrou no rap uma saída da vida do crime e das drogas e trilhou sua carreira como cantor, compositor e ator.
Anotações do rapper.
Sua carreira de rapper tem inicio em 1988 quando começa a se inscrever em concursos de rap, onde em um desses concursos conheceu Mano Browm e Ice blue, Mc’s do famoso grupo Racionais, ficou conhecido por seu desempenho diferenciado.

No ano de 2000 lança seu primeiro cd intitulado ‘’Rap é compromisso’’, com os hits: ‘’No Brooklim’’ com participação da Negra Li, ‘’Na zona sul’’, ‘’Respeito é pra quem tem’’ com participação do RZO, entre outras.  Aborda em suas musicas, a desigualdade social, a cultura de rua, o ambiente em que vivia, fala de princípios como humildade e respeito, na musica‘’Cocaína ‘’ fala das drogas e das consequências de seu uso.

Em 2001 tem uma pequena participação no filme ’’ O Invasor’’, onde não atuou apenas como ator mais também como consultor cultural;

No ano de 2002 lança ‘’Uma luz que nunca irá se apagar’’ uma coletânea de rap com todas as faixas cantadas por Sabotage com participações especiais, com os hits: ‘’Mun-rá’’, "Ti,Ti,Ti", ‘’País da fome parte II’’, entre outros;

Mauro faz uma participação e também no filme ’’ O Carandiru’’, onde atuou e deu consultoria sobre fala e comportamento, no entanto no ano de lançamento do longa ocorre o assassinado do cantor.

Na manhã de vinte e quatro de janeiro de 2003 Mauro Matheus dos Santos foi assassinado com quatro tiros por um traficante após deixar sua esposa no trabalho e o autor do crime foi condenado a quatorze anos de prisão.

Biografia e primeiro Cd do Sabotage.
Em 2013 a editora LITERARUA lança a biografia do rapper intitulada ‘’Sabotage – um bom lugar’’, de autoria de Toni C., que conta sobre a vida, família e carreira de Mauro. 

O documentário ‘’Sabotage: Maestro do canão’’ lançado em 5 de março de 2015, fala sobre a vida do cantor, as dificuldades que enfrentou e traz depoimento de amigos e familiares sobre o rapper, que se tornou um ícone no cenário do rap nacional.

Treze anos após a morte do cantor seu álbum póstumo é lançado no Spotify, com onze faixas, letras compostas e gravadas por Mauro uma semana antes de sua morte, muitas das letras inacabadas ganharam versos de nomes do rap como Negra Li, Dexter, Tropkillaz, DBS, Quincas Moreira, BNegão, Céu e Sandrão todos deram sua contribuição no álbum de forma voluntaria cedendo os direitos artísticos aos filhos do rapper Tamires, 22 e Wanderson dos Santos, 23.


Ewerton Luiz ouvinte do rap nacional desde a infância, também morador da zona sul de SP, fã do rapper Sabotage, fala um pouco sobre o som do cantor e seu livro que inspiram seu estilo de vida e de tantos outros brasileiros.



Entrevistadora: Você como fã, que ouve as músicas e inclusive já leu a biografia do cantor, pode dizer se ambos passam a mesma imagem do cantor?

Ewerton: na realidade o que ele viveu, ele simplesmente não quis passar nas letras de musicas, que como ele mesmo já disse não adiante ele ficar falando das coisas das coisas ruins, por que toda essa informação do que é ruim já chega na periferia... Ele preferia falar de coisas boas, a escrever e acabar servindo de incentivo pra que continuasse a cometer coisas ruins, na realidade da letra ele preferia falar de coisas boas, mas na realidade vivida por ele, ele passou por muita coisa ruim, que ele não quis citar nas musicas, como ele já ter cometido vários delitos quando era mais novo, usado vários tipos de drogas e ter conseguido parar. Então assim, no livro, na biografia cita as coisas boas que ele foi, o exemplo de vida que ele foi, mas na musica dele ele preferia passar uma imagem melhor, tudo que ele aprendeu com as coisas erradas que ele já fez do que mostrar que ele foi algum tipo de superação, passa a lição que ele teve em vez de passar como ele aprendeu.  

Entrevistadora: No início da carreira, nos concursos de rap, Sabotage ficou famoso por seu estilo diferente, o que as pessoas não sabem é que ele foi muito ‘’zuado’’ por isso e também defendido pelos amigos, o que você acha desse estilo diferente dele de cantar?

Ewerton: Sabotage foi um cara observador, um cara que tinha um ótimo olhar crítico e que soube aprender muito com a simplicidade e a realidade que ele vivia, ele fez disso uma lição e soube misturar essa realidade com seu talento de escrever letra, um cara que fez um rap onde na época que ele escrevia suas letras, ele já estava à frente do tempo dele e fala por si só pela forma dele cantar, como ele impressionou e se destacou... inclusive as inspirações que ele tirou de outros músicos vem também de um estilo de música muito diferente do rap, no mpb e músicas internacionais, algumas que ele usou a batida como base de suas composições.

Entrevistadora: Agora falando de um modo geral, o rap ele foi sempre visto como ‘’ música de bandido’’, para você que cresceu com a influência do rap, como você vê esse pré julgamento?


Coleção de cd's de rap (nacionais e internacionais) do entrevistado.
Ewerton: Isso pra mim é um absurdo, as pessoas que acreditam nisso não ouviram o rap, é muito difícil você achar em uma letra de rap alguém se gabando de ter cometido um crime, alguém incentivando a cometer um crime... você ouve dizer pra que não faça que a consequência é muito maior, mostra que não vale a pena plantar o ódio... te ensina a não apontar o dedo e culpando os outros pelo seu problema e em vez disso correr atrás e passar por cima dos obstáculos. Eu acredito que o rap entrou nessa linha de pré conceito por que é o seguinte, nos anos 90 o rap estava estourando e muitos grupos entrando em ascensão, músicas tocando nas rádios o tempo todo, as pessoas que cantavam o rap era todas da periferia e elas cantavam a realidade do gueto, para as pessoas do gueto e só quem era de lá conseguia ter total visão e concordância do que estavam ouvindo... agora quem é de fora não entende nada, por que não sabe da realidade que é vivida lá, não consegue entender a gíria nas letras...e outra coisa que implicou para que esse preconceito crescesse é que no cenário do rap, muitos que cantam já foram presos e já tiveram vida no crime, grupo que estão formados que hoje, e  rappers que fazem show em todo brasil, como por exemplo, o Dexter que preso e que em parceria com Afro-x  formaram o 509-E, tem rappers que foram criminosos que largaram o crime e entraram pra vida do rap, como o exemplo do Sabotage. 

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